O que é mídia paga?
Mídia paga é toda forma de promoção em que você paga para veicular conteúdo em um espaço e atingir seu público-alvo. São links patrocinados, anúncios em redes sociais e banners que aumentam sua visibilidade, geram tráfego e alcançam audiências mais amplas.
No mundo offline, os exemplos clássicos são os comerciais de rádio e televisão, outdoors e anúncios em revistas e jornais.
No entanto, quando você ouve falar em mídia paga (ou paid media) atualmente, pode apostar que, em 90% das vezes, a pessoa está se referindo à mídia digital, onde esse conceito é usado com frequência.
Afinal, a publicidade digital no Brasil deve se igualar à tradicional até 2023, segundo uma pesquisa da PwC.
No meio digital, as mídias pagas incluem ações em formatos e canais de marketing diversos.
Basicamente, você paga para veicular conteúdos da sua empresa nesses espaços, com o objetivo de ter um alcance maior, atingir um público específico e tornar sua marca mais conhecida.
O SEO continua sendo essencial, mas você pode alcançar resultados ainda mais expressivos quando vai além da busca orgânica.
Em alguns momentos, sua estratégia de marketing vai precisar da mídia paga para ganhar fôlego.
Como funciona o tráfego pago?
O tráfego pago funciona de forma simples: você determina um orçamento, seleciona um público-alvo e paga por ações que o usuário realiza, como cliques e visualizações.
É o chamado PPC, que significa basicamente pagar por clique.
Assim, você pode patrocinar links, anúncios, posts, vídeos e qualquer conteúdo online disponível como espaço publicitário.
De acordo com o relatório Global Digital Ad Spending Update Q2 2020, publicado no eMarketer, os investimentos gerais em publicidade caíram 4,9% em 2020, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus.
No entanto, a mídia paga digital foi mais resiliente e alcançou um crescimento de 2,4%, fechando 2020 com a cifra de US$ 332,84 bilhões.
Parece pouco, considerando que o crescimento da categoria sempre foi de dois dígitos, mas é um resultado impressionante no cenário de recessão global.
A perspectiva é que os investimentos em mídia paga cheguem a US$ 526,17 bilhões até 2024.
Mídia paga x mídia orgânica x mídia própria
No marketing digital, temos três principais tipos de mídia: mídia paga (paid media), mídia própria (owned media) e mídia orgânica (earned media).
A mídia própria, por outro lado, é todo canal de propriedade da sua empresa, como seu site, blog e redes sociais.
Você tem 100% de controle sobre ela e pode promover qualquer conteúdo que desejar a qualquer momento.
Inclusive, pode usar estratégias de SEO para impulsionar esses conteúdos e aumentar seu tráfego orgânico.
Na verdade, a mídia orgânica é o engajamento que suas mídias próprias e mídias pagas geram entre o público.
São avaliações positivas, menções, compartilhamentos, recomendações e qualquer mídia espontânea que sua marca gera na internet, como resultado de seus esforços de marketing.
Obviamente, é uma divulgação muito valiosa, pois não há dinheiro que compre – mas é possível conquistá-la indiretamente com as outras formas de mídia.
Quando você combina mídia própria e mídia paga, tem um combo com alto potencial de sucesso no marketing digital.
Vantagens da mídia paga
Investimentos flexíveis
Não é porque a mídia é paga que precisa ser cara e inacessível.
No Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, você pode impactar muitas pessoas com um valor relativamente baixo, desde que segmente muito bem o público-alvo das campanhas.
Além disso, você paga somente pelo que dá resultado e pode determinar a verba que quiser.
Formatos variáveis
Você tem inúmeras opções de formatos para divulgar sua marca com a mídia paga, desde um anúncio no Google até um banner em um site acessado pelo seu público.
Dentro do Google Ads, por exemplo, há opções de anúncios em texto, gráfico, formato responsivo e vídeo. Já o Facebook Ads oferece formatos de imagem, vídeo, carrossel, experiência instantânea, coleção e muito mais.
Resultados rápidos
Uma das principais vantagens da mídia paga é que seus resultados são praticamente imediatos. A partir do momento em que você anuncia, já está aparecendo para o seu público e gerando tráfego. Isso pode ser muito útil se você está lançando um site agora ou precisa fazer um novo produto bombar em pouco tempo, por exemplo.
Com a mídia paga, você pega um “atalho” para divulgar seu negócio e pode se destacar da concorrência em curto prazo, sem depender somente da autoridade e tráfego orgânico para conseguir visibilidade.
Resultados mensuráveis
Outra vantagem da mídia paga é que ela fornece dados precisos sobre sua audiência e resultados. Assim, você tem uma estratégia 100% mensurável e personalizável.
Em todos os canais de mídia paga, você conta com ferramentas de analytics e insights que mostram o caminho do sucesso.
Logo, basta recorrer aos dados para tomar decisões e aproveitar o potencial dos anúncios ao máximo.
Identificar e segmentar seu público
Com a mídia paga, você tem inúmeras opções de segmentação para mirar no público-alvo certo, com o máximo de detalhamento.
Além disso, pode usar os dados coletados para identificar quais públicos dão mais retorno e novos nichos de mercado para explorar.
Quais são as mídias pagas?
Google Ads
O Google Ads é a plataforma oficial de publicidade online do Google, que permite criar links patrocinados.
São os famosos anúncios pagos que aparecem no topo do buscador quando você faz uma pesquisa.
Também são conhecidos como PPC (Pay Per Click), pois o pagamento é realizado por clique, visualização ou impressão.
A plataforma permite definir um orçamento total ou diário, uma duração para campanha e limites de lance de acordo com o valor a ser pago por cada clique ou visualização.
Nesse caso, os anúncios são direcionados a partir de palavras-chave, que são disputadas pelas empresas em um leilão online.
Segundo o próprio Google, as empresas costumam obter um ROI de 700% com as campanhas na plataforma – US$ 8,00 de lucro para cada US$ 1,00 investido.
Google Search
Google Search é a rede de pesquisa do Google.
Ou seja, um grupo de sites e apps relacionados à pesquisa em que os anúncios do Google Ads podem ser exibidos.
Quando você cria uma campanha na plataforma, pode configurar os anúncios para aparecerem em toda a rede de pesquisa e também na rede de display.
Google Shopping
É outro tipo de campanha possível dentro do Google Ads, que direciona os anúncios para o Google Shopping.
Essa é uma boa opção para varejistas que querem promover seus produtos na busca e levar os usuários diretamente à compra.
Google Display
É a rede de display do Google, que engloba anúncios em sites como YouTube, Gmail e apps relacionados ao buscador.
Com essa opção do Google Ads, você consegue exibir anúncios segmentados para clientes em potencial no lugar certo e no momento certo.
YouTube
Anunciar no YouTube é uma oportunidade de alcançar 1,5 bilhão de usuários ativos, segundo o YouTube Ads.
A plataforma permite a veiculação de anúncios em vídeo com vários formatos e durações, além de inúmeras opções de segmentação.
Facebook Ads
O Facebook Ads permite veicular anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.
Juntas, essas redes sociais concentram 2,74 bilhões de usuários no mundo todo e uma audiência de 2,14 bilhões de pessoas para os anunciantes, de acordo com dados do Facebook for Business.
Anunciar no Instagram é simples com o Instagram Empresas, que oferece formatos em imagem, vídeo, carrossel e coleção.
A rede social possui uma audiência de 928,5 milhões de pessoas, das quais 92% têm o costume de seguir marcas, clicar em anúncios e fazer compras pelo app, segundo o relatório The Global State of Digital 2020, da Hootsuite.
Messenger
Os anúncios do Facebook Messenger são outra forma de mídia paga com alto potencial.
Com eles, você consegue encaminhar pessoas para conversas com sua empresa e alcançar mais de 1,3 bilhão de usuários.
Uma das formas mais efetivas de usar o WhatsApp como mídia paga é adicionar um botão “Enviar mensagem” aos seus anúncios do Facebook e do Instagram para abrir uma conversa diretamente no WhatsApp Business.
No Gerenciador de Anúncios do Facebook, você pode criar campanhas para o aplicativo com objetivos de tráfego, conversões no site ou mensagens.
Audience Network
O Audience Network permite estender campanhas do Facebook para outros sites, aplicativos e vídeos.
Com ele, você consegue alcançar pessoas muito além da rede social com os mesmos conteúdos que publica no Facebook Ads.
O LinkedIn Ads tem todos os recursos que você precisa para anunciar na maior rede social profissional do mundo.
A plataforma possui mais de 630 milhões de profissionais ativos e ferramentas semelhantes às do Google Ads.
Bing
Os anúncios do Bing ainda não são muito populares por aqui, mas funcionam da mesma forma que os do concorrente Google Ads.
Para criar links patrocinados no buscador, basta utilizar a plataforma Microsoft Advertising.
Taboola
Taboola é uma plataforma de anúncios nativos, ou seja, uma forma de mídia paga que tenta parecer o mais orgânica possível para o usuário.
Ela permite criar anúncios que se apresentam como conteúdo editorial e impactam o público de forma mais sutil.
Se você combinar o SEO com a mídia paga, por exemplo, terá duas frentes poderosas de geração de tráfego e relevância em favor da sua marca.
Texto publicado no blog de Neil Patel.
O conteúdo original você lê clicando aqui.